Veja os 5 tipos de Rabeta mais comuns para prancha de surf

Veja os 5 tipos de Rabeta mais comuns para prancha de surf

Na minha opinião a questão da escolha de uma prancha de surf retrô, deve sempre passar pela avaliação do nível de surf que você está vivenciando e o seu preparo físico, sem esquecer também do tipo de onda que você está acostumado a surfar na maioria das vezes. As pranchas de surf retrô que nós produzimos levam em consideração a melhor adaptação do surfista ao mar, sempre pensando no seu conforto e na melhor tradução do surf para que não seja frustrante.

Nesse sentido, contamos com especialistas que vão orientar você a fazer uma escolha que se encaixe no seu perfil, sem esquecer a busca pela evolução e o desafio que te tire da zona de conforto se você já estiver surfando com alguma regularidade.

Então vamos aos tipos mais comuns de rabetas:

  • Fish ou swallon,
  • square,
  • squash,
  • pin,
  • round,
  • round squash,
  • round pin sem esquecer das variações com os wing e as canaletas na rabeta, que eu faço questão de ter nas pranchas retrô que produzimos.

Em se tratando de um quiver de pranchas para o dia a dia o ideal seria termos uma fish que pode ter vários ângulos de abertura na sua forma e vai te proporcionar um surf com manobras mesmo nas merrecas, uma round que vai servir para ondas maiores ou ondas mais rápidas, pois te proporciona maior sustentação e impulsão na parede da onda. Isso vai te dar possibilidade de surf para todos os tipos de ondas, quer sejam ondas rápidas e maiores ou as merrecas que são mais comuns no nosso litoral.

As demais variações eu recomendo para os surfista que pode ampliar o seu quiver e ter mais de duas pranchas  à disposição para treinos e experimentações nas ondas, lembrando que  a função da rabeta, tanto no surf retrô como no  moderno é dar sustentação e proporcionar impulso quando pressionada, possibilitando a quebra da linha da onda para  as manobras fluírem com mais facilidade, quanto mais consistente a rabeta, maior a sustentação e o impulso na parede da onda, condição essa que vai em conjunto com os demais elementos hidrodinâmicos da prancha, te proporcionar o surf de qualidade e a diversão que você busca.

Esse princípio vai ser aplicado para os wings também, que são recursos hidrodinâmicos presentes com maior regularidade nas pranchas retrô, bem como as canaletas que além de direção vão te dar projeção e velocidade , para uma manobra mais radical.

Espero que com esse texto, eu tenha esclarecido um pouco das dúvidas e seja útil na hora de fazer a escolha da sua prancha retrô mágica.

Assista ao vídeo narrado sobre as rabetas:

Gostaram? Comente o que acha também e vamos surfar!
Aloha galera

LEAVE A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Precisa de alguma ajuda? 💬